quarta-feira, 27 de abril de 2016

Resenha #06 - Mulher Maravilha: Hiketeia




Ficha Técnica:


Nome Traduzido:  Mulher Maravilha: Hiketeia.
Nome Original: Wonder Woman: Hiketeia.
Editora: DC Comics.
Ano de lançamento: 2003.
Edições: 01.
Status: Terminada.

Resenha:

A história se inicia com Diana, nossa Mulher Maravilha lamentando o frio, a saudades de casa e o livramento de uma pacto enquanto 3 "erínias" (seres muito fofas) a observam (mas este já o final da história. Vamos começar pelo início). 

Uma menina chamada Danielle Wellys é perseguida pelo Batman após cometer vários homicídios e mesmo sendo procurada, consegue escapar (impossível). Após fugir, ela vai até onde mora Mulher Maravilha que ao abrir a porta de sua embaixada se depara com a menina fazendo o sagrado juramento de Hiketeia (vou coloca-lo aqui só para parecer que a resenha ficou grande):

"Venho me oferecer
Em súplica,
A ti, minha alma.
Venho sem proteção.
Venho sem alternativas.
Sem honra, sem esperança.
Sem nada além de mim mesma
Para implorar tua proteção.

Em tua sombra vou servir.
Pelo teu hálito vou respirar.
Por tuas palavras vou falar.
Por tua misericórdia vou viver.

Com todo meu coração,
Com tudo que tenho para oferecer,
Eu te imploro em nome de Zeus,
Que zela por todos os suplicantes:
ACEITA MEU PEDIDO."
Diana aceita o juramento e começa a cuidar da menina. Ao decorrer da história, Batman descobre onde ela está e tenta prender Danielle, porém a Mulher Maravilha não permite, pois isto quebraria o juramento que aceitou. Mas o que Hiketeia ?

Danielle fazendo o sagrada juramento.
Arquivo Pessoal.
Na Antiga Grécia existia uma lei onde um suplicante poderia implorar por abrigo em momentos de necessidade. Ao aceitar a súplica, seu mestre o protegerá e o levará consigo para sua casa, oferecerá hospitalidade e fará dele um membro da sua família.As leis costumavam ser rígidas naqueles tempos, onde assassinato era punido com sangue e quebrar promessas uma desonra punível com a morte. Desde esses tempos, as “Fúrias”, também conhecidas como "Eríneas" pelos gregos estão destinadas a levar vingança contra os assassinos, os mentirosos, os infiéis. Aquele que quebrasse seu sagrado juramento de Hiketeia teria a triste sina de sofrer a justa vingança pelas mãos implacáveis dessas bondosas senhoras.
A história se desenrola por conta de um segredo que Danielle tem e faz o sagrado juramento para esconde-lo. A Mulher Maravilha nunca pergunta a menina o por que da suplica, apenas a aceita. Demonstra muita ingenuidade da parte dela. (Mas sem isso não teriámos história, dá para relevar). Ao ler a hq nota-se o quanto Diana é imponente, forte, mas também carinhoso delicada com as pessoas, que ela tem uma preocupação legítima com Danielle.
Mulher Maravilha derrotando Batman.
Créditos: Internet.
Quanto ao embate de Batman contra a Mulher Maravilha: A batalha é rápida, mesmo com o Batman batendo algumas vezes, é ele que sofre mais danos, mostrando a superioridade da nossa amazona (mentira. Isso esta errado. Batman ganha de qualquer um com preparo). Até que o homem morcego se rende e faz o mesmo juramento a Mulher Maravilha, que nega seu pedido (sério isso ? Colocaram o Batman na história pra isso ? Se ajoelhar perante a Mulher Maravilha para nada). Nas páginas seguintes, a amazona é liberta do seu pacto, finalizando assim a história.

Esta hq tem o roteiro de Greg Rucka (Elektra), lápis de J.G. Jones (Marvel Boy), arte-final deWade von Grawbadger (Starman) e cores de Dave Stewart (Hellboy). Rucka consegue mesclar a modernidade da atualidade com as tradições da Grécia Antiga, junto com uma arte muito detalhista, preocupada em mostrar o quão bela é nossa heroína, fazendo com que esta seja uma das poucas obras da Mulher Maravilha que são lembradas.

Caso queria ler:





Nenhum comentário:

Postar um comentário